Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE COBRE NA FOLHA DA ALFACE CULTIVA COM “QUITOSANA”
Amane Gouvea Alexandre, WESLEY HENRIQUE DA COSTA, Barbara Marianne Maduro, GABRIEL FRAGA BARCELOS, GABRIEL VIEIRA DOS SANTOS

Última alteração: 2019-06-14

Resumo


O acúmulo de metais pesados em plantas depende de fatores como espécie, cultivar, órgão ou parte estudada. Algumas características químicas do solo também influenciam na absorção de metais pesados pelas plantas, entre as quais, o pH desempenha papel fundamental.

A quitosana é um biopolímero muito abundante obtido a partir de quitina, polssacarídeo que ocorre nos exoesqueletos de crustáceos, como as cascas de camarões e carapaças de caranguejo. A presença de unidades 2-amino-2-desoxi-D-glicopiranose, os quais contém o grupo amina na sua composição, confere à quitosana um caráter catiônico em meio ácido que é responsável pela sua capacidade floculante, e também pela adsorção de íons de metais pesados.

Este projeto tem por finalidade a análise e comparação do teor de cobre e magnésio da alface cultivada em estufa com sem e com quitosana.


Texto completo: PDF