Última alteração: 2016-09-14
Resumo
A inserção de alunos com deficiência em escolas regulares, embora prevista na legislação brasileira há mais de 20 anos, ainda gera discussões no âmbito educacional. Observa -se profissionais despreparados para oferecer a estes alunos condições dignas de aprendizagem. Quando se trata da disciplina de Química, demanda-se a compreensão de uma série de conceitos abstratos, recursos didáticos apropriados se fazem necessários. O presente trabalho teve como objetivo repensar as práticas de ensino do conteúdo de estequiometria, utilizando estratégias de aprendizagem como ferramentas didáticas, a fim de promover o aprendizado significativo para alunos com deficiência. Foram utilizadas duas estratégias: a execução de uma receita de brigadeiro e a utilização de peças coloridas para representar reações químicas. Em ambas situações foram trabalhadas questões relacionadas à metodologia proposta e posteriormente questões aplicadas ao conteúdo de Química com um aluno com deficiência intelectual matriculado no IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes.