Última alteração: 2016-09-12
Resumo
A Matemática está inserida em nosso dia-a-dia e é uma disciplina presente no cotidiano escolar desde a educação infantil, estendendo-se pelo ensino médio e também no ensino superior. Esta pesquisa tem por objetivo investigar a percepção dos acadêmicos dos cursos de graduação, modalidade bacharelado, de uma universidade particular do sul de Minas Gerais, sobre a contribuição da Matemática na sua formação profissional. É de grande relevância verificar qual é o perfil de formação esperado pelos graduandos, sendo que o aluno egresso é, em parte, reflexo daquilo que está previsto no currículo de seu curso. Para tal, será feito um estudo documental com o objetivo de analisar os projetos pedagógicos dos cursos, e a aplicação de um questionário semiestruturado nos alunos concluintes. Após a coleta, os dados serão analisados tendo como referencial teóricos das políticas públicas educacionais e da sociologia da educação. No que se refere à Análise de Conteúdo, o amparo teórico se dará em Bardin (2008) e Chizzotti (2006, 2008).