Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
DESENVOLVIMENTO DE UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE VISITA DOMICILIAR UTILIZANDO O CURSO ABERTO MASSIVO ONLINE
FERNANDA BORGES, Livia Costa, Carolina Avelino, Marcos Nery, Claudio Kirner, Sueli Goyatá

Última alteração: 2016-09-08

Resumo


Objetivo: Desenvolver um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) baseado no Curso Aberto Massivo Online sobre a visita domiciliar para estudantes universitários, com foco na Estratégia Saúde da Família. Método: Pesquisa metodológica, aplicada, de produção tecnológica. Para a criação do AVA foi adotada a metodologia proposta por Galvis e Mendonza e para a criação do desenho das atividades didáticas foi utilizado o design instrucional contextualizado (DIC), proposto por Filatro. Foi elaborada uma matriz de competências que norteou a seleção e a construção dos recursos midiáticos. Resultados: O AVA foi constituído por três módulos: Abordagem Familiar, Conceito de Visita Domiciliar e Fases da Visita Domiciliar. A totalidade dos participantes considerou a formatação visual, o acesso e a navegação na internet adequados e muito adequados. E 97% consideraram os hipertextos e as imagens adequados e muito adequados. Conclusão: O desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras constitui recurso promissor para o ensino de graduação da área da saúde

Texto completo: PDF