Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
ORIENTAÇÕES SOBRE TÉCNICAS DE CULTIVO, COLHEITA E ARMAZENAMENTO DE PLANTAS MEDICINAIS NAS COMUNIDADES RURAIS EM MUZAMBINHO-MG.
Ilane Bastos Messias, Helaine Barros de Oliveira, Patrícia Soares da Silva

Última alteração: 2016-10-31

Resumo


O objetivo do trabalho foi orientar as comunidades rurais Guatapará, Pinhal, Angolinha, Morro Preto, Moçambo e Corgo dos Leites, no município de Muzambinho ao sul de Minas Gerais, sobre o cultivo, colheita e armazenamento correto das plantas medicinais usadas pela população local contribuindo para auxiliar no resgate do conhecimento popular a respeito dessas espécies. Foram elaboradas 50 cartilhas e 50 folders informativos sobre técnicas de cultivos e entregue em 50 residências, sendo nove residências na comunidade Angolinha, nove na comunidade Morro Preto, oito no Corgo dos Leites, oito no Guatapará, oito no Moçambo e oito no Pinhal. observou-se que a maioria dos moradores não tinha conhecimento sobre a importância do cultivo das plantas medicinais para a preservação dos princípios ativos contido nessas espécies. Do total dos moradores visitados 30% cultivam plantas medicinais, devido a problemas de saúde e 70% não cultivam; só 2 % desses moradores fazem a colheita e armazenamento adequadamente e 98% não colheita e não faz o armazenamento adequado. Conclui-se que a população necessita de informação e conscientização a respeito da importância do manejo adequado das espécies medicinais para conseguirem o feito terapêutico desejado.

 


Texto completo: PDF