Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
INFLUÊNCIA DE DIETA ENRIQUECIDA COM ALPISTE NA DISLIPIDEMIA, NA HIPERTROFIA VENTRICULAR ESQUERDA E NA ATEROSCLEROSE DE CAMUNDONGOS DISLIPIDÊMICOS.
Moisés Oliveira Mendes, Ariane B. Figueiredo

Última alteração: 2016-11-01

Resumo


Podemos perceber que devido ao alto índice de pessoas diagnosticadas com hipertensão no Brasil a população busca sempre novas alternativas e encontram em alimentos naturais que prometem ajudar na diminuição e no controle da hipertensão. Perante isso foi utilizado alpiste como um alimento complementar para avaliar os níveis séricos de camundongos para a ausência do gene do receptor de LDL (LDL-/-). O grupo S (n=10) recebeu ração padrão, grupo SA (n=10) recebeu ração padrão com 10% de alpiste, grupo HL (n=10) recebeu ração hiperlipídica e grupo HLFA (n=10) recebeu ração hiperlipídica com 10% de alpiste. Na análise do perfil lipídico observou-se que as dietas padrão e hiperlipidica suplementada com alpiste preveniram a hipercolesterolemia. Porém apenas na dieta hiperlipidica preveniu-se a hipertrigliceridemia e aumentou os níveis de HDL, não alterando os níveis de TG e HDL nos animais com dieta padrão.


Texto completo: PDF