Última alteração: 2016-09-06
Resumo
Este artigo é oriundo de um TCC e seu objetivo principal foi pesquisar a efetividade do uso da ilustração como recurso didático a ser empreendido no ensino. O método de pesquisa foi de cunho qualitativo com o uso de observação participante e entrevistas que registraram três momentos especificamente organizados para a pesquisa em sala e no campo em estudantes do 7º ano de uma escola estadual de Pouso Alegre/MG. Os resultados apontaram que com o auxílio didático das ilustrações próprias dos sujeitos pesquisados ocorreu melhor retenção do conteúdo e permitiram uma maior visualização dos detalhes do vegetal utilizado para a pesquisa, bem como boa correspondência entre teórica e prática por parte dos estudantes. Verificou-se também melhoria motivacional e predisposição para a aprendizagem. Conclui-se que a ilustração botânica nas aulas de ciências, com o intuito de instigar o conhecimento da morfologia floral, apresenta boa contribuição para o ensino de biologia e deve ser incentivada como recurso didático atrelado a uma metodologia adequada de ensino.