Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
O JOVEM NO SÉCULO XXI: Educação e Globalização
Juliana Marques Borsari, Gustavo Elias Arten Isaac, Alexandre Aguiar Aguiar, Maria Cândida Oliveira Costa

Última alteração: 2016-09-08

Resumo


O presente artigo tem o objetivo de realizar uma discussão acerca do papel da educação na formação do jovem do século XXI. Nesse contexto foi realizada uma pesquisa aplicada, de cunho qualitativo, exploratória e descritiva, de corte transversal, com a utilização de levantamento por meio de questionário direcionado aos docentes e discentes do ensino fundamental, médio e superior.  A pesquisa possuiu uma amostra de 148  pessoas, sendo 31 docentes e 117 discentes, de escolas públicas e privadas das cidades de São João da Boa Vista-SP, Espírito Santo do Pinhal-SP e Mogi-Mirim-SP, que responderam o questionário de forma anônima e espontânea, no período de maio a junho de 2014. Os resultados conquistados com esse estudo permitem concluir que os discentes compõem-se pela “geração Z”, caracterizados por estarem constantemente conectados, através de dispositivos portáteis; os docentes são compostos pela denominada “geração Y”, sendo caracterizadas pela busca de resultados, sendo que ambos aceitam o uso da tecnologia como instrumento para o processo educacional, apesar de concluírem que não há o uso criterioso e adequado das tecnologias em sala de aula.

 

Palavras-chave: Educação; Tecnologia; Gerações; Conflitos.


Texto completo: PDF