Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: entre a trama e o drama da recuperação paralela de aprendizagem
Rosilene de Fatima Rocioli Messias, Genaro Alvarenga Fonseca

Última alteração: 2016-08-25

Resumo


Este estudo tem por objetivo refletir sobre como a escola tem tentado garantir o aprendizado de todos os alunos, ao mesmo tempo em que prevê o insucesso de alguns, ofertando-lhes a possibilidade de recuperar os conteúdos escolares não assimilados por meio da recuperação paralela, tomando como cenário uma urbe do interior paulista. A recuperação paralela é um instrumento adotado para os indivíduos que necessitam de uma intervenção mais pontual a fim de suprimir o problema de aprendizagem apresentado por eles. Entretanto, um número significativo de discentes reincidem na precisão de recuperar os conteúdos escolares, evidenciando, assim, a necessidade de repensar a adequação dos meios propostos. Para tanto, a presente pesquisa voltou a sua análise para a abordagem qualitativa se valendo da pesquisa bibliográfica e documental. Veremos que a recuperação paralela na ação de quem as implementa não se efetiva por não ter políticas públicas de incentivo à participação assídua dos alunos, por não haver formação adequada ao professor , e nem corresponsabilização da família e da gestão escolar.


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