Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO MATERIAL LÚDICO NAS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
João Paulo Moraes Rabelo, Dara Maria Oliveira Pereira, Duilio Alves Caixeta, Jéssica Aparecida Pereira, Fernanda Maria Trindade da Silva, Rayanne Moreira Matos Andrade, Jane Soares

Última alteração: 2016-08-16

Resumo


As histórias em quadrinhos são sistemas narrativos compostos de dois meios de expressão distintos, o desenho e o texto, que contribuem para despertar o interesse pela leitura e pela escrita nas crianças e para sistematizar a alfabetização. Sendo assim, o objetivo foi elaborar histórias em quadrinhos como material lúdico nas aulas de Ciências e Biologia. O trabalho foi desenvolvido em duas etapas, na primeira consistiu na montagem das histórias em quadrinhos pelos discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS – Campus Machado participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Já a segunda etapa foi a análise das histórias pelos alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da Rede Pública de ensino de Machado (MG). Os resultados obtidos demonstram que as HQs desenvolvem a criatividade dos alunos, pois esses materiais lúdicos promovem as diversas habilidades e competências.


Texto completo: PDF