Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
MICROPROPAGAÇÃO DE MOGNO
Guilherme Vilas Boas de Paiva, Wellington Marota Barbosa, Maria G. Teixeira

Última alteração: 2016-08-19

Resumo


O mogno é uma espécie arbórea muito valorizada pela sua cor , durabilidade e facilidade de manuseio, sendo geralmente utilizada na fabricação de móveis, paineis, portas, janelas e laminados.

Pelo fato de que a espécie gêneros Swietenia , são ameaçadas de extinção, uma estratégia de preservação seria a micropropagação in vitro. Diante disso, o objetivo desse trabalho foi construir um protocolo de micropropagação do mogno brasileiro (Swietenia macrophylla) e do mogno africano (Khaya ivorensis). Foram testadas diferentes concentrações de Benzilamina 6-purina (BAP), Ácido Naftaleno Acético (ANA), Thidiazuron (TDZ) e Ácido 2,4-diclorofenoxi acético (2,4-D) na indução da brotação usando como explante folhas de mogno Para ambas espécies, o meio com adição de 1 mg.L-1 de 2,4-D foi o que apresentou maior calogênese. Em relação à rizogênese, apenas os tratamentos com a espécie Khaya ivorensis deram resultados, sendo o meio com 0,54 mg.L-1 de ANA e 4,4 mg.L-1 de BAP o que apresentou melhor desempenho.


Texto completo: PDF