Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O JOGO DAS SETE COBRAS: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA NOÇÃO DE PROBABILIDADE.
Jéssica F. Pereira, Larissa Martins de Freitas Hosti, Luciana V. A. Buranello, Lucilene A. A. David, Sttephani dos S. Silva

Última alteração: 2016-11-01

Resumo


O presente relato de experiência busca responder, por meio de uma pesquisa exploratória descritiva, o problema de pesquisa: Quais as contribuições da problematização do “Jogo das Sete Cobras” para a aprendizagem de alunos com histórico de dificuldades nas aulas de Matemática, tendo como foco a noção de probabilidade? Fizeram parte desta pesquisa, seis alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola estadual do interior de São Paulo, que segundo análise de notas bimestrais e entrevista com a professora de matemática apresentaram baixo rendimento na disciplina. Após propor o “Jogo das Sete Cobras” e suas problematizações, foi possível notar as contribuições significativas da exploração do jogo no desenvolvimento da noção de probabilidade, assim como a mudança de concepções negativas dos alunos quanto à disciplina de matemática.


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