Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
ASSOCIAÇÃO DE CHARTERGUS GLOBIVENTRIS SAUSSURE (HYMENOPTERA, VESPIDAE) A TOLMOMYIAS SULPHURESCENS SPIX (PASSERIFORMES: TYRANNIDAE)
Angela Brunismann, Marcos Magalhães Souza, Epifanio Porfiro Pires

Última alteração: 2016-09-26

Resumo


O presente estudo descreve o primeiro registro da associação entre colônias da vespa Chartergus globiventris Saussure, 1854 com ninhos da ave Tolmomyias sulphurescens Spix, 1825 em fragmento de Floresta Estacional Decidual no Sudeste do Brasil. Os registros foram realizados no “Refúgio da Vida Silvestre do Rio Pandeiros”,  norte do estado de Minas Gerais. Foram registradas oito colônias de C. globiventris ativas em diferentes espécies arbóreas, das quais três estavam associadas a ninhos ativos de T. sulphurescens. As colônias da vespa e os ninhos da ave estavam aproximadamente 40 a 60 cm equidistantes, o que caracteriza então em associação. Os ninhos de T. sulphurescens estavam posicionados sempre abaixo das colônias de C. globiventris. Essa associação tem sido tratada como comensalismo pois apenas a ave obtém vantagens aparente. No entanto existe indícios de que as vespas também obtêm vantagens nessa associação, no entanto, ainda não foram realizadas experimentações ou análises mais aprofundadas a fim de se obter afirmações sobre os reais benefícios dessa relação.

Palavras-chave: Vespa social; Nidificação; Ninho de aves; Interação


Texto completo: PDF