Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 10ª Jornada Científica e Tecnológica e 7º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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BOCHA PARALÍMPICA: Visão dos Professores
Maike Junior Magalhães, Cássia Nunes da Silva, Ieda Mayumi Sabino Kawashita

Última alteração: 2018-08-24

Resumo


 

O objetivo desse trabalho é analisar as influências do PROEFA a partir da visão dos professores quanto ao comportamento dos alunos em suas aulas, e verificar o conhecimento dos mesmos quanto a bocha adaptada. Esta é uma pesquisa qualitativa, os dados foram coletados por meio de um questionário contendo 4 perguntas abertas aplicados pelos bolsistas e voluntários do PROEFA, durante o 1º Campeonato de Bocha Paralímpica, realizado em uma APAE da região Sul de Minas Gerais. Foram entrevistados 5 professores, sendo 2 professores de Educação Física e 3 professores de outras disciplinas, todos tem contato com os alunos do projeto, seja através de vivência extra classe de aula, especificamente durante as aulas do projeto ou ativamente em classe. Conclui-se com essa pesquisa que os professores entrevistados ponderam positivamente que há melhoras no comportamento dos alunos em relação ao humor, emoções, desenvolvimento cognitivo e coordenação motora; auto-estima e motivação durante as aulas, e os mesmos observam positivamente o Projeto de Educação Física Adaptado (PROEFA) nas APAES da região do Sul de Minas Gerais

 

Palavras-chave: Deficiência Múltipla, Bocha Paralímpica, Docentes

 

 


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