Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 10ª Jornada Científica e Tecnológica e 7º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
ARTE DE CADERNO: análise dos resultados de 2017 e perspectivas para a edição de 2018
Márcio Luiz Bess

Última alteração: 2018-09-26

Resumo


O projeto é uma ação educativa nacional que surgiu da necessidade de promover a arte produzida na escola e a preservação do patrimônio público, conscientizando que desenhos não devem ser feitos sobre carteiras, portas e demais estruturas das escolas. Essas ações sobrecarregam os profissionais da limpeza, além de, gerar gastos para limpar, restaurar, aquisição e, consequentemente, a perda de verdadeiras obras de arte que são apagadas das superfícies onde foram feitas. Além da preservação da escola, a ação educativa em formato de concurso capta desenhos que surgiram espontaneamente em diversos momentos, sem uma finalidade definida, apenas como uma livre manifestação artística e também desenhos de técnica elaborada feitos especialmente para o concurso. As obras classificadas são certificadas e recebem premiação composta por produtos estampados com imagens inscritas no próprio projeto. Dessa forma, busca-se oportunizar um espaço para divulgar a produção espontânea da arte e valorizar a escola pública, bem como desenvolver uma consciência de preservação das escolas e o intercâmbio de habilidades e saberes em artes.

Texto completo: PDF