Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 10ª Jornada Científica e Tecnológica e 7º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
DANÇAS DO BRASIL: Em um Contexto Escolar
Janis Stefany de Paula, Maike Junior Magalhães

Última alteração: 2018-08-24

Resumo


O objetivo desse trabalho é analisar as percepções dos participantes de um projeto de Danças do Brasil com ênfase nas diferentes quadrilhas de cada região brasileira, em uma escola Municipal do sul de Minas Gerais. A pesquisa foi qualitativa e os dados foram coletados através de um questionário, sendo que o mesmo continha três perguntas abertas. O projeto envolvia 71 participantes no qual somente 26 dos mesmos responderam as três perguntas apresentadas e quatro alunos não responderam apenas a primeira questão. Participaram desta pesquisa quatro turmas do 5º ano do Ensino Fundamental (9 a 12 anos) em uma escola municipal de uma cidade do Sul de Minas Gerais. Concluímos que a maioria dos alunos nunca teve contato com outras formas de dançar a quadrilha, e apenas 10 alunos já tiveram contato com a quadrilha típica de sua região Sul de Minas Gerais.



Texto completo: PDF