Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 10ª Jornada Científica e Tecnológica e 7º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
RUMO À PROPOSIÇÃO DE UMA LINGUAGEM DE PADRÕES DE DESIGN EDUCACIONAL PARA APOIAR A CONSTRUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NA FORMA DE VÍDEOS NO CONTEXTO DOS MOOCS
Marcelo Fassbinder, Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, Ellen Francine Barbosa

Última alteração: 2018-09-02

Resumo


Cursos Virtuais, Abertos e Massivos (MOOCs) têm despertado o interesse e a atenção do público como uma forma de educação aberta e virtual que tem o potencial de trazer muitos benefícios para a sociedade. Ainda nessa perspectiva diversos estudos têm investigado os potenciais benefícios do uso de vídeos como apoio ao processo de ensino em ambientes virtuais de aprendizagem e, particularmente, no contexto MOOCs. Entretanto, a produção de vídeos para MOOCs ainda apresenta vários desafios que precisam ser melhor investigados. Existe, portanto, a necessidade de pesquisas que investiguem o panorama teórico atual envolvendo vídeos em MOOCs, de modo a propor estratégias empiricamente validadas e que ofereçam apoio para que equipes de MOOCs consigam desenvolver vídeos teoricamente informados. O presente estudo se insere neste contexto e tem como objetivo apresentar os resultados preliminares de um projeto de mestrado inserido no contexto de Engenharia de Software aplicada à Educação que tem como objetivo principal investigar quais são os requisitos e mecanismos necessários para a produção de vídeos para MOOCs.


Texto completo: PDF