Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 10ª Jornada Científica e Tecnológica e 7º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
Um Estudo Sobre a Utilização da Ferramenta Blockly no Ensino de Programação
Natanael Fabrício Dacioli Batista, Paulo César Santos

Última alteração: 2018-09-05

Resumo


O objetivo deste trabalho foi estudar a programação em bloco por meio da ferramenta Blockly, visando identificar se a mesma possibilita um melhor entendimento dos conteúdos da área de programação. O estudo envolveu alunos do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho que apresentavam dificuldades nessa área, onde foi elaborado e aplicado um roteiro de atividades para verificar o nível de conhecimento dos alunos em determinados conteúdos relacionados com a programação de computadores. E por fim, comparou essas informações com a programação em bloco utilizando a ferramenta Blockly. No final da pesquisa identificou-se um potencial dessa ferramenta no ensino-aprendizagem de programação aos alunos iniciantes a área de programação.

Texto completo: PDF