Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 10ª Jornada Científica e Tecnológica e 7º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
CARACTERIZAÇÃO ANATÔMICA DOS LATICÍFEROS DOS ÓRGÃOS VEGETATIVOS DE Mandevilla venulosa (MULL. ARG.) WOODSON (APOCYNACEAE)
Fabrício Antônio de Morais, Luís Henríque Bueno, Géssica Tavares, Karina Barbosa Lucas Mattos

Última alteração: 2018-09-11

Resumo


Laticíferos são estruturas secretoras internas especializadas ocorrentes em 20 famílias de angiospermas, dentre as quais Apocynaceae é citada, com frequência. Este trabalho tem o objetivo de descrever a anatomia dos laticíferos encontrados nos órgãos vegetativos de Mandevilla. venulosa (Müll. Arg.) ocorrente em um campo de altitude do sul de Minas Gerais. Em M. venulosa, os laticíferos são do tipo articulado e estão amplamente distribuídos nos órgãos aéreos e subterrâneos. Em todos os estádios de desenvolvimento dos laticíferos estes são estruturalmente diferenciados das células vizinhas por sua forma alongada, diâmetro (que variou em diferentes partes da planta) e espessura da parede, que é mais espessa que a das células adjacentes, sendo de natureza primária e pectocelulósica. A secreção do látex possivelmente está relacionada contra a herbivoria, podendo também atuar na cicatrização de ferimentos. Tais funções são importantes para M. venulosa, que crescem expostas nos afloramentos rochosos, num ambiente submetido a fortes estresses edáficos e climáticos típicos do bioma campo de altitude.

Texto completo: PDF