Última alteração: 2018-10-04
Resumo
O uso de metodologias diversificadas pode ser a melhor alternativa para a melhoria do ensino de Zoologia na graduação de Ciências Biológicas, sendo além de lúdico, muito educativo, auxiliando a fixar o conteúdo aprendido em sala de aula. Para isso, foi criado um jogo de tabuleiro, de perguntas e respostas, e aplicado em uma turma de Zoologia de Invertebrados do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, campus Muzambinho. O jogo contém 65 perguntas, divididas em três categorias: Múltipla Escolha, Verdadeiro ou Falso e Abertas. Foi criado com materiais de baixo custo, visando ser uma forma acessível a todos docentes. Os resultados foram extremamente satisfatórios, todos os alunos mostraram interesse e participaram da realização. Poucas perguntas foram respondidas de forma errada, e com a explicação da resposta certa, os alunos puderam fixar o conteúdo. Ao final do jogo, repetimos as perguntas erradas e todos souberam responder corretamente.