Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 10ª Jornada Científica e Tecnológica e 7º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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A INCLUSÃO DA TERCEIRA IDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ARIVALDO FERREIRA SOUZA

Última alteração: 2018-09-29

Resumo


RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo analisar a inclusão dos alunos da terceira idade nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a política de formação docente adequada para esse público. Desde a sua criação, a partir da década de 1930, a Educação de Jovens e Adultos vem sendo organizada por políticas educacionais paliativas para reduzir o analfabetismo no país sem a devida atenção na qualificação dos professores e dos alunos. No entanto, devido ao aumento da expectativa de vida da população brasileira, muitos idosos estão retornando às escolas e universidades para prosseguirem seus estudos, com o objetivo de se manterem ativos. A mudança no perfil da EJA tem desafiado muitos docentes em suas práticas pedagógicas, devido à diversidade desse público e à falta de uma política de qualificação apropriada do educador. O resultado desse trabalho demonstrou a necessidade de repensar uma política de inclusão educacional adequada, com um olhar holístico do potencial dos alunos da terceira idade como sujeitos de direito à aprendizagem, com foco também na formação integrada dos professores (as).

Palavras-chave: Escolarização dos idosos na EJA; Política de formação docente; Aprendizagem significativa

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