Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 10ª Jornada Científica e Tecnológica e 7º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
PROJETO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO A ATIVIDADE DOCENTE E INTERVENÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: Subprojeto Matemática – Campus Passos
Fredy Coelho Rodrigues, Luciana Vanessa de Almeida Buranello, Adriana Correia Almeida Batista, Johnny César dos Santos, Carlos Edgar Rocha Lima, Iuri dos Santos Manoel, Layane dos Santos Pereira, Maurício Vilela do Nascimento

Última alteração: 2018-09-04

Resumo


O presente trabalho abrangeu a formação inicial de professores por meio da articulação de aspectos teóricos da prática pedagógica e das metodologias alternativas para o ensino de matemática em sala de aula. Nesse sentido, esta ação extensionista teve por objetivo buscar subsídios à formação do licenciando em matemática, inserindo-o no contexto escolar em atividades de iniciação a docência visando uma sólida formação acadêmica a partir da vivência da prática e sua articulação com a teoria. As atividades de iniciação a docência propostas neste projeto foram realizadas em uma escola pública de Ensino Fundamental e Médio da cidade de Passos-MG em quatro etapas: 1- Exploração do contexto escolar, 2- Observação, 3- Interação com a docência, 4- Avaliação das ações de iniciação a docência. Os resultados obtidos revelaram contribuições para a orientação didática do futuro professor de matemática uma vez que possibilitou a formação professor reflexivo, problematizador, que reflete sobre a sua prática e faz uso da pesquisa como um instrumento transformador da sua realidade de sala de aula.

Texto completo: PDF