Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 10ª Jornada Científica e Tecnológica e 7º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
RACIOCÍNIO LÓGICO E TÉCNICAS DE DEMONSTRAÇÕES NO CURRÍCULO DO ENSINO
Gesley Luis Ribeiro Simão, Antônio do Nascimento Gomes, Tales Miguel dos Santos

Última alteração: 2018-10-17

Resumo


Este projeto tem como objetivos catalogar e propor atividades de ensino que envolvam o raciocínio lógico-dedutivo, tão importante a disciplina Matemática, mas fundamental também a outras disciplinas do Ensino Médio. Em particular, consideramos o contexto do IFSULDEMINAS e seu ensino integrado. Baseamo-nos em Gomes (2016) que estudou o papel da Matemática neste nível de ensino considerando documentos curriculares e narrativas docentes. Atualmente se encontra para aprovação no CNE a BNCC – Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017), mais novo documento na lista das reformulações curriculares do Ensino Médio a partir dos PCNEM (2000). Entendemos que a análise deste documento pode trazer contribuições para a prática docente. O estudo será conduzido a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema e a análise dos documentos curriculares. Além disso, é proposto um mapeamento de atividades disponíveis em diversas mídias a respeito do tema raciocínio lógico, como as Equações Ilustradas que possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico.

Texto completo: PDF