Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 10ª Jornada Científica e Tecnológica e 7º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Gustavo Henrique Costa, Melissa Salaro Bresci

Última alteração: 2018-09-29

Resumo


Formar um professor é um processo trabalhoso e contínuo, que atualmente encontra-se cercado de investigações e discussões. O Brasil possui um cenário com desigualdades sociais, econômicas e educacionais, no qual fica evidente haver um conflito entre os conhecimentos adquiridos pelos professores nas instituições formadoras e a realidade complexa do cotidiano das escolas públicas. Os investimentos que a área da educação tem recebido nos mostra a pouca atenção de investimentos que ela tem recebido, dessa forma, pensar a formação de professores para a atual realidade brasileira se fez necessário.      Para alterar esse quadro, em 2007 o governo federal lança o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) numa tentativa de melhorar as condições formativas nas licenciaturas. Tal programa tinha como objetivo, permitir com que alunos da licenciatura pudessem ter uma maior qualidade da formação docente inserindo-os na rotina das escolas públicas e com isto criar melhores condições de trabalho após concluírem a graduação.


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