Última alteração: 2018-08-21
Resumo
Este estudo objetiva analisar as influências sociais que pessoas “comuns”, especialmente as que se tornaram influentes devido ao Youtube, causam e, consequentemente, utilizam-se da visibilidade e do conteúdo postado como meio de fazer publicidade com parcerias, colaborações ou utilizando da própria imagem como rosto da empresa ou marca perante o público. O estudo se desenvolve com reflexões teóricas sobre o início e desenvolvimento do marketing ao longo dos anos e o marketing atual, de conteúdo, sendo verificado também a origem dos principais influenciadores youtubers no Brasil, passando pelos prosumers e influenciadores. Como metodologia foi feito um estudo de caso da youtuber Jout Jout, compreendendo a persona youtuber, seu poder de persuasão, de comunicação e como se tornou uma influenciadora. Para isso utilizamos a Análise de Conteúdo para traçar parâmetros do canal da Jout Jout e, assim, poder compreender como ela atua para a constante construção do conceito de influenciador social youtuber, conceito esse que se torna cada vez mais visível na mídia e uma nova possibilidade de publicidade.