Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 10ª Jornada Científica e Tecnológica e 7º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
AULA DE CAMPO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA APLICADA AO MOVIMENTO CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA)
NOÉLE APARECIDA SIMÕES, NILTON LUIZ SOLTO

Última alteração: 2018-09-18

Resumo


RESUMO

A partir de um tema central, Agropecuária, de importância social e ambiental que faz parte do conteúdo da disciplina Geografia, foi trabalhada uma atividade de campo com uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental, baseada nas ações do Movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), de acordo com a perspectiva da Alfabetização Científica (AC). Na aula os alunos realizaram uma visita técnica ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Campus Inconfidentes, objetivando facilitar o entendimento sobre como ocorre a produção de tecnologias e qual a sua importância para o desenvolvimento da sociedade. As análises das produções dos alunos em relação à visita demonstram que os mesmos perceberam os efeitos que as tecnologias trazem para o meio rural, bem como contribuições e consequências para sociedade.

 

Palavras-chave: Tecnologias; Visita Técnica; Movimento CTSA; PIBID.

Texto completo: PDF