Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 10ª Jornada Científica e Tecnológica e 7º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
CONSTRUINDO A GEOMETRIA COM O USO DO PARAFUSO SEXTAVADO
Carlos Eduardo de Paula Abreu

Última alteração: 2018-09-13

Resumo


A forma como a matemática vem sendo ensinada nos variados ambientes escolares dificulta aos alunos relacionarem os conteúdos aprendidos ao seu dia a dia. Compete ao professor, dentro de suas possibilidades, mostrar a aplicabilidade da matemática no cotidiano dos discentes. De acordo com a Etnomatemática, isto pode ser realizado através da contextualização, do uso de materiais concretos e situações reais, que tornam as aulas mais criativas e participativas. Os objetivos desse trabalho são apresentar uma alternativa de contextualização da geometria plana e mostrar como as atividades práticas utilizando o parafuso sextavado, podem auxiliar na construção do conhecimento matemático. Ele se desenvolveu através de uma pesquisa bibliográfica que embasou a confecção das atividades práticas contextualizadas, usando o parafuso como material concreto e foi aplicado em sala de aula com aprovação dos alunos. Desta forma, espera-se que os docentes, quando possível, apliquem atividades contextualizadas com o dia a dia e assim, os discentes melhorem a compreensão dos conteúdos ensinados.


Texto completo: PDF