Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 10ª Jornada Científica e Tecnológica e 7º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA: Produção de meio de cultura por métodos alternativos
Túlio Vasconcelos de Podestá, Rafael de Jesus Cunha Varoni, Gabriel Stefani de Oliveira, Carolina de Souza Almeida, Ingridy Simone Ribeiro

Última alteração: 2018-10-04

Resumo


Atualmente as práticas pedagógicas perdem espaço para conceitos teóricos que são aplicados em ambientes de ensino devido a demanda de discentes em um mesmo nível escolar e também pela falta de estrutura e equipamentos.  Dessa maneira, a prática pedagógica proposta ofertou métodos alternativos para o entendimento de Microbiologia com objetivo de facilitar o aprendizado dos alunos.  Na disciplina de Microbiologia a prática pedagógica realizada empregou os conceitos de produção de meio de cultura de maneira alternativa, utilizando gelatina incolor e caldo de carne (em cubo) simulando respectivamente, o composto ágar (promovendo a rigidez do meio) e BHI – caldo nutritivo (Brain Heart Infusion) originando um composto essencial para formação de colônias de bactérias. O meio foi disposto em 3 placas de petri. Após a sua solidificação cada placa recebeu com auxílio de um “swab” amostras retiradas da sola de sapato e vaso sanitário, respectivamente. Uma das placas foi reservada para controle, na qual não foi inoculada nenhuma amostra. A técnica foi aplicada em sala de aula para discentes do curso superior de Ciências Biológicas.

Texto completo: PDF