Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 10ª Jornada Científica e Tecnológica e 7º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
Hip Hop na escola um estudo interdisciplinar
Isabella Maria Prado

Última alteração: 2018-08-27

Resumo


O presente trabalho trata da elaboração e aplicação de um estudo interdisciplinar sobre hip hop na escola, a partir de pesquisas bibliográficas, elaboração e aplicação de atividades junto aos professores de disciplinas que compõe o eixo Linguagem, Códigos e suas Tecnologias (Arte, Língua Portuguesa e Educação Física). Tendo como objetivo elaborar e aplicar uma proposta interdisciplinar relativo ao conteúdo da cultura Hip Hop para alunos do 1° ano do Ensino Médio, o estudo de cunho qualitativo foi desenvolvido na rede pública de ensino da cidade de Monte Belo-MG. Foram elaborados 12 planos de aulas juntamente com os professores para a vivência dos três elementos da cultura hip hop: dança, grafite e rap. Foi observado que é possível realizar um trabalho interdisciplinar relativo ao conteúdo da cultura hip hop, contando com uma grande aceitação da turma e colaboração dos professores. O diálogo entre as disciplinas que integraram o projeto foi possível sem deixar de trabalhar o conteúdo previsto por cada uma, compreendendo que educação quando parte de um trabalho coletivo torna-se mais atrativa e efetiva. Existem dificuldades a serem vencidas, sendo uma delas a falta de interesse de outros professores na realização de projetos interdisciplinares. Espera-se contribuir com a elaboração de novos projetos interdisciplinares e que esses contemplem temáticas do cotidiano dos alunos.


Texto completo: PDF