Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 10ª Jornada Científica e Tecnológica e 7º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
FAUNA EDÁFICA EM LAVOURA DE MORANGO ORGÂNICO E CONVENCIONAL NO SUL DE MINAS GERAIS
Marcio Toshio Nishijima

Última alteração: 2018-09-26

Resumo


O cultivo do morangueiro exige manejo muito intensivo do solo e, por sua alta produtividade, elevados aportes de calcário, fertilizantes, água e, principalmente, pesticidas, este último, para controle de inúmeras pragas e doenças.

A fauna edáfica compreende diferentes ordens de invertebrados que habitam o solo, desempenhando diferentes funções ecológicas, tais como a fragmentação de resíduos orgânicos, abertura de canais e galerias, distribuição da matéria orgânica e de microrganismos, além docontrole biológico, favorecendo a atividade microbiana do solo, com benefícios na sua aeração, infiltração de água, desenvolvimento de raízes, fertilidade e, consequentemente, maior produtividade vegetal (OLIVEIRA-FILHO et al., 2018).

O Morangueiro, nosul de Minas Gerais é cultivado, tradicionalmente no sistema convencional, com poucas e pequenas áreas no sistema orgânico. Contudo, ainda faltam informações a respeito da influencia do tipo de manejo sobre a biologia do solo. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do manejo convencional e orgânico na cultura do morangueiro sobre a comunidade de invertebrados edáficos no sul de Minas Gerais.


Texto completo: PDF