Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 10ª Jornada Científica e Tecnológica e 7º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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O PORTUGÛES COMO SEGUNDA LÍNGUA: alfabetização como modalidade escrita a alunos surdos
Reginaldo; Simone Aparecido; Vanâncio M. Silva; Monteiro

Última alteração: 2018-10-06

Resumo


Frente aos desafios de alfabetização de alunos surdos, em especial em Língua Portuguesa escrita, como segunda língua, é imprescindível pensar um ensino-aprendizagem eficaz e inclusivo que atenda suas especificidades. Neste sentido, faz-se necessário a capacitação de profissionais e uma práxis diversificada e bem estruturada a fim de atingir este objetivo. O presente estudo apresenta uma visão clara obtida através da realidade e de entrevistas semiestruturadas em instituições com aluno surdo matriculado, apontando as dificuldades na alfabetização em Língua Portuguesa escrita como (L2), a importância de se aprender Libras como (L1) na alfabetização e a necessidade de emergente de capacitação dos profissionais na ânsia de proporcionar uma educação inclusiva e de qualidade. O objetivo é utilizar as análises dos dados levantados como ponto de partida para reflexões e suporte pedagógico sobre os aspectos abordados.


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