Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 10ª Jornada Científica e Tecnológica e 7º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
A frequência do uso do celular e da prática de atividade física de alunos do ensino fundamental
Henrique Francisco da Silva, Fernanda Cristina Vieira, Mariana Luíza de Lima, Mateus Cruvinel de Sousa, Rafael Ferreira de Oliveira

Última alteração: 2018-08-27

Resumo


O objetivo do presente estudo foi de quantificar o tempo diário despendido na prática de exercício físico (EF) e no uso do celular/smartphone (CS) de estudantes e na sequência comparar estes resultados de acordo com o sexo. Para tal, fez-se uso de um questionário aplicado em 60 alunos do Ensino Fundamental II. Ao final do estudo foi possível observar que 17% do total dos avaliados não praticam nenhum tipo de EF e que 83% praticam, sendo que a média semanal é de 3,3+1,97 dias, e o tempo diário destinado a esta prática de 100,9+80,08 min. Quanto ao tempo destinado ao uso do CS durante a semana é de 557,9+290,69 min. As meninas praticam significativamente (p<0,01) menos EF que os meninos. No entanto, ambos os grupos não apresentaram diferenças significativas em relação ao tempo de uso do CS. Conclui-se que os meninos são significativamente mais ativos que as meninas e ambos os grupos utilizam o celular em quantidades estatisticamente igual.


Palavras-chaves: adolescentes; exercício físico; tecnologia.


 


Texto completo: PDF