Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 10ª Jornada Científica e Tecnológica e 7º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
ROBÓTICA PEDAGÓGICA APLICADA AO APERFEIÇOAMENTO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
Marcelo Felipe da Luz, Matheus Eloy Franco

Última alteração: 2018-09-06

Resumo


Atividades relacionadas com a robótica pedagógica podem ser utilizadas como meio de desenvolver o pensamento computacional e como auxilio na aprendizagem de conteúdos curriculares. Este artigo apresenta a proposta de uma atividade no qual estudantes de programação de computadores foram desafiados a resolver problemas com grau crescente de dificuldade, sendo possível abordar alguns conceitos da lógica de programação e engenharia da computação. A estratégia de operacionalização incidiu na aprendizagem por problemas com o recurso à robótica educativa. A avaliação efetuada durante a aplicação foi, sobretudo, formativa. Analisaram-se as evidências demonstradas pelos participantes, foi possível considerar que a robótica educativa traz uma noção de aprendizagem para o desenvolvimento do pensamento computacional, tendo nesse processo, o robô exercido um papel importante, reconhecido pelos estudantes.


Texto completo: PDF