Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 10ª Jornada Científica e Tecnológica e 7º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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IDEB: Repensando aferidor de qualidade de ensino em Alfenas-MG
Samira Crisina Pereira, Marcelo Rodrigues Conceição

Última alteração: 2018-09-27

Resumo


O presente artigo procura colocar em foco o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb). Objetivo desse trabalho é contribuir com informações para o poder público em geral e permitir reflexões no campo da sociologia da educação sobre avaliação da educação, diversidade entre os perfis das escolas e, consequentemente, influência dessas caraterísticas nos resultados do Ideb. O método utilizado para propor tal reflexão, é baseado em um levantamento com base no Ideb. Além disso, a revisão bibliográfica que pretendem discutir a respeito da importância e lacunas correspondentes a tais aferidor de resultados e políticas públicas. Ademais, diversos pontos devem ser revistos, como as condições sociais dos professores e dos alunos, além das informações a respeito da gestão escolar e da organização dos sistemas de ensino dessas localidades. Os resultados parciais apontam que o Ideb apesar de fornecer importantes dados a educação, ainda se mostra insuficiente como indicador de qualidade de ensino.


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