Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 10ª Jornada Científica e Tecnológica e 7º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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OS IMPASSES E PERSPECTIVAS PARA UM ENSINO SUPERIOR INTEGRADO NA AMÉRICA LATINA
Cintia Moda Salatino Guardabaxo, Kamila Cristina de Credo Assis, Guilherme Serra Geraldo, Ariana Lemes da Costa, Anna Lygia de Rezende Maciel

Última alteração: 2018-08-29

Resumo


A integração regional possibilita diversos benefícios entre os países integrados como apoio mútuo em conflitos, livre comércio de seus produtos, livre trânsito de pessoas, mobilidade acadêmica. O presente trabalho se insere nesse contexto referenciando os principais expoentes para uma educação integradora na América latina levantando problemas e perspectivas para o futuro. Os impasses para a integração no ensino superior estão relacionados a diversas políticas conservacionistas dos países. Novas políticas públicas integradoras deveriam ser criadas para facilitar o câmbio de estudantes e pesquisadores entre os países latinos para fortalecimento das relações internacionais, culturais e sociais. No Brasil a criação de universidades como a UNILA, UNASUL; programas tais como “Ciências sem fronteiras” que é resultado do fortalecimento entre as relações internacionais e investimento governamental.


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