Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 10ª Jornada Científica e Tecnológica e 7º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
INVESTIGAÇÃO DO COTIDIANO DO ALUNO COMO ESTRATÉGIA PARA O RECONHECIMENTO DA TURMA
Joao Paulo Moraes Rabelo, Dara Maria Oliveira Pereira, Duanny Thais Rodrigues Caproni, Jane Soares

Última alteração: 2018-10-04

Resumo


É na juventude que o ser humano começa a questionar sobre quem é e qual sua posição no mundo, nessa fase os jovens têm que dividir seu tempo entre escola e trabalho. Na atual sociedade são feitas especulações sobre o rendimento escolar, algo que é muito cobrado tanto pela família quanto pela escola. O questionário de caráter qualitativo foi aplicado no começo do ano letivo de 2017 em uma sala com alunos muito agitados. Essa metodologia é um instrumento facilitador para traçar o perfil da turma e de cada aluno, quando aplicado individualmente, onde os alunos podem expor suas dificuldades e afinidades em forma de palavras. Assim com essas respostas nos possibilitou vermos o cotidiano dos alunos e perceber que quando encontram dificuldades em sala de aula, não apenas por indisciplina, como na maioria das vezes é visto por professores e sim pelo meio no qual ele está inserido, este exercendo papel significativo no rendimento escolar do aluno. Com isso é possível melhorar as metodologias e estratégias de ensino na sala de aula e obter melhor rendimento.


Texto completo: PDF