Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 10ª Jornada Científica e Tecnológica e 7º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
POTENCIAL CICATRIZANTE DO CREME DE EXTRATO AQUOSO DE PICÃO PRETO (BIDENS PILOSA L.) E MEL EM FERIDAS CUTÂNEAS DE RATOS WISTAR.
Maria das graças de souza carvalho

Última alteração: 2018-09-26

Resumo


Cicatrização de ferida é um processo sistêmico e dinâmico.  No presente estudo foi avaliado o potencial cicatrizante do creme de extrato aquoso do picão preto (Bidens pilosa L.), mel e pomada comercial alopática e homeopática no tratamento de feridas cutâneas em ratos. As lesões foram geradas por incisão com punch de 8mm, e tratadas diariamente de forma tópica. Foram divididos 5 grupos de 12 animais, sendo eles: grupo P (Bidens pilosa L.), grupo Mel, grupo Co1 (pomada comercial alopática), grupo Co2 (pomada comercial homeopática) e grupo CT (controle). Foram eutanasiados 4 animais por grupo nos 3 º, 7 º e 14 º dias do experimento. Após coleta o material foi encaminhado para confecção das lâminas, onde posteriormente realizou-se contagem de leucócitos mononucleares, fibroblastos e neovasos e avaliou-se arquitetura de fibras colágenas.. Os resultados demonstraram capacidade cicatrizante do extrato de Bidens pilosa L., semelhante às pomadas comerciais, alopática e homeopática, com menor migração de leucócitos mononucleares para a área lesada, caracterizando-o como uma opção promissora no processo de reparação tecidual.


Texto completo: PDF