Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 10ª Jornada Científica e Tecnológica e 7º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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A POLÍTICA CEPALINA NA AMÉRICA LATINA: Alguns apontamentos sobre a formação de professores no Uruguai.
Marcos Paulo da Paz Roberto MORAIS

Última alteração: 2018-10-04

Resumo


A formação de professores se faz presente em debates no campo da educação desde a década de 1970. Entretanto, entreos anos de 1980 e 1990, essa discussão ganha mais força devido a implementação de políticas públicas, internacionais enacionais, com o intuito de dirigir reformas educativas na América Latina e Caribe. Desse contexto, o presente trabalhoteve como objetivo compreender a formação de professores no Uruguai, evidenciando as políticas internacionais deeducação para a formação de trabalhadores na América latina. Para tanto, fora realizado um levantamento bibliográficosobre o tema e as análises foram conduzidas à luz das contribuições do materialismo histórico-dialético e dos autoresque participam na construção coletiva da Pedagogia Histórico-crítica. Ao final do trabalho foi possível observar oalinhamento das políticas nacionais dos países da América latina às prescrições internacionais, no que diz respeito areformulação das políticas educativas e da formação do trabalhador.

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