Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 10ª Jornada Científica e Tecnológica e 7º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma análise crítica
Marcos Paulo da Paz Roberto MORAIS, Lidiane Teixeira Xavier

Última alteração: 2018-10-04

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo compreender os determinantes teórico-conceituais das políticas voltadas para aeducação inclusiva e, consequentemente, para a formação de professores. Sua realização se deu por meio de umainvestigação de caráter bibliográfico, documental e exploratório sobre as políticas de educação inclusiva. Para tanto,realizou-se um levantamento e uma análise de caráter bibliográfico e documental. A análise dos dados deu-se à luz dascontribuições da pedagogia histórico-crítica, por meio da qual buscamos elucidar conceitos, denunciar ausências,observar limites e possibilidades das políticas educacionais. Ao término do trabalho pudemos constatar pontosdissonantes entre a política educacional e a prática escolar inclusiva, uma vez que os documentos que discursam emdefesa da formação plena de alunos com necessidades especiais estão pautados em concepções teórico-filosóficas queadvogam posicionamentos valorativos contrários ao próprio discurso “inclusivo”.

Texto completo: PDF