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IMPACTO DA INFORMAÇÃO CONVENCIONAL E SEM LACTOSE EM BEBIDAS ACHOCOLATADAS NA ACEITAÇÃO SENSORIAL
Última alteração: 2018-09-29
Resumo
Devido ao grande consumo de leite e derivados lácteos além da necessidade de produzir alimentos sem lactose de maneira a se assemelharem aos alimentos convencionais o objetivo do trabalho foi verificar se existe diferença significativa entre bebidas achocolatadas, com e sem lactose, além de verificar se a informação ‘sem lactose’ causa mudança de comportamento dos consumidores frente ao produto. Foram realizadas duas análises sensoriais seguidas, teste cego e teste com informação, com os mesmos 80 consumidores nas duas análises, onde foram avaliados os atributos aparência, aroma, sabor, textura e impressão global, para duas amostras de bebidas achocolatadas de mesma marca, uma com lactose e outra sem. E foi verificado que no teste cego não houve diferença significativa entre as amostras e no teste com informação houve, onde a bebida com lactose foi a mais aceita. Concluiu-se que o termo ‘sem lactose’ causa uma tendência negativa na aceitação do produto.
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