Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 10ª Jornada Científica e Tecnológica e 7º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
A PEDAGOGIA WALDORF COMO FACILITADORA DA ADAPTAÇÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
Ariane Borges Figueiredo, Joyce Ferreira de Souza, Fabíola Procópio SARRAPIO

Última alteração: 2018-08-29

Resumo


Introdução: o convívio social de crianças portadoras de Síndrome de Down nos primeiros anos escolares é considerado um desafio para educadores. Objetivo: compreender a adaptabilidade de crianças com Síndrome de Down, em escolas Waldorf frente as adversidades encontradas para o processo de ensino. O enfoque desta pesquisa será voltado à adaptabilidade no primeiro setênio da Pedagogia Waldorf, ao qual correspondem aos primeiros sete anos de idade. Metodologia: O estudo foi organizado em três partes: apresentação da Pedagogia Waldorf, apresentação dos materiais, métodos e procedimentos utilizados para estudo e registro dos dados e análise dos dados obtidos no referencial teórico. Conclusão: esta pedagogia atende a diversidade e proporciona a inclusão de alunos com Síndrome de Down por ser uma aliada para a formação de alunos com amor, respeito e vontade de aprender continuamente. Sem rotular,  estes alunos não são impedidos de aprender devido a suas diversas deficiências mas são crianças ávidas por aprender no seu tempo e capazes de desenvolver habilidades e potencialidade de forma integral.


Texto completo: PDF