Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 10ª Jornada Científica e Tecnológica e 7º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO INTERATIVO PARA O ENSINO DE GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR
Tatiane Beltramini Souto, Francielli Bárbara Pinto, Maria Eduarda De Souza Freire

Última alteração: 2018-09-26

Resumo


O ensino de conteúdos da disciplina de biologia para o Ensino Médio, como biologia molecular e genética, muitas vezes não é totalmente efetivo, por apresentar nomes específicos, de difícil assimilação. Por isso, muitos alunos apresentam dificuldades em aprender estes conteúdos. Neste contexto, ferramentas didáticas têm sido utilizadas como apoio pedagógico no ensino de disciplinas como biologia, química, matemática etc. Estas ferramentas podem enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais atrativo para os alunos. Nossa proposta tem como objetivo desenvolver um jogo para auxiliar professores de biologia no ensino dos conteúdos de genética e biologia molecular de maneira lúdica. Até o momento já selecionamos um total de trezentas questões de nível fácil, médio e difícil que foram separadas em grupos de cem e também estabelecemos os requisitos funcionais do jogo interativo para iniciarmos seu desenvolvimento.


Texto completo: PDF