Última alteração: 2018-09-26
Resumo
O emprego de práticas de ensino de microbiologia ao ensino básico e superior torna-se complexo em alguns casos devido à escassez de materiais, portanto é necessário que se descubra novas alternativas de ensino para que os discentes não fiquem desprovidos desse conhecimento importantíssimo na formação. Uma alternativa simples e fácil é a visualização de Lactobacillus casei encontrados no leite fermentado. Estes são considerados micro-organismos probióticos, e estão presentes em inúmeros alimentos. O objetivo do presente trabalho foi observar a influência da agitação na distribuição de L. casei no leite fermentado e mostrar uma nova técnica, simples e de baixo custo para ser introduzido no ensino de biologia. O método utilizado foi a Coloração de Gram, com três estratégias diferentes. Observou-se a importância da agitação na distribuição dos micro-organismos no leite fermentado, os quais foram visualizados com clareza em microscopia óptica. A nova prática foi aceita com unanimidade entre todos os discentes e proporcionou melhor entendimento sobre a introdução de micro-organismos na produção de alimentos.
O emprego de práticas de ensino de microbiologia ao ensino básico e superior torna-se complexo em alguns casos devido à escassez de materiais, portanto é necessário que se descubra novas alternativas de ensino para que os discentes não fiquem desprovidos desse conhecimento importantíssimo na formação. Uma alternativa simples e fácil é a visualização de Lactobacillus casei encontrados no leite fermentado. Estes são considerados micro-organismos probióticos, e estão presentes em inúmeros alimentos. O objetivo do presente trabalho foi observar a influência da agitação na distribuição de L. casei no leite fermentado e mostrar uma nova técnica, simples e de baixo custo para ser introduzido no ensino de biologia. O método utilizado foi a Coloração de Gram, com três estratégias diferentes. Observou-se a importância da agitação na distribuição dos micro-organismos no leite fermentado, os quais foram visualizados com clareza em microscopia óptica. A nova prática foi aceita com unanimidade entre todos os discentes e proporcionou melhor entendimento sobre a introdução de micro-organismos na produção de alimentos.