Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 10ª Jornada Científica e Tecnológica e 7º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDIATRIA: procedimentos e dificuldades relatadas pelos acadêmicos de enfermagem
Marilene Elvira de Faria Oliveira, Maria Inês Lemos Coelho Ribeiro, Andrea Cristina Alves, Monise Martins Silva, Scarleth Cristina Vieira

Última alteração: 2018-09-15

Resumo


RESUMO

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) é um dos Componentes da Rede de Atenção às Urgências; é uma das estratégias do Ministério da Saúde para reorganizar, qualificar e fortalecer a Rede de Atenção às Urgências e Emergências no país. Objetivo: Identificar os procedimentos executados e as principais dificuldades relatadas por acadêmicos de enfermagem durante estágio curricular. Trata-se de uma pesquisa de campo, exploratória, de abordagem quantitativa. A coleta dos dados foi através de anotações e consulta dos formulários de atendimento utilizados na Pediatria da UPA do município de Passos/MG. A população foram crianças com idade entre 0 a 11 anos 11meses e 29 dias. Principais dificuldades: Interação com as crianças e com mães, Preparo e Administração de Medicação via intramuscular e instabilidade emocional em lidar com crianças. A morosidade nos atendimentos na pediatria da UPA, se pelo acúmulo de pessoas que de forma desnecessária procuram esse serviço, em sua maioria com queixas “ambulatoriais”. Para melhor utilização do serviço é necessária uma conscientização da população sobre a importância e real função dessas unidades.

 

Palavras-chave: Enfermagem; Unidade de Pronto Atendimento; Pediatria; Dificuldades.

 

  1. 1. INTRODUÇÃO

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) é um dos Componentes da Rede de Atenção às Urgências. A implantação deste Programa é uma das estratégias do Ministério da Saúde para reorganizar, qualificar e fortalecer a Rede de Atenção às Urgências e Emergências no país. Instituído em 2008 criando incentivo financeiro para melhorar a infraestrutura dos estabelecimentos de saúde que ofertam este tipo de serviço, em que os resultados esperados são: prover condições adequadas para o funcionamento das unidades, melhorando a qualidade da atenção prestada e a ampliação do acesso.

A UPA 24h será implantada em locais ou unidades estratégicas para a configuração da rede de atenção às urgências, em conformidade com as diretrizes de acolhimento e de classificação de risco, funcionamento ininterrupto 24 (vinte e quatro) horas e em todos os dias da semana, incluindo feriados, equipe Assistencial Multiprofissional, garantia do acesso ao paciente e o custo-efetividade.

As UPA são unidades para atender casos de urgência e emergência, seja ela na área clínica ou pediátrica. Desse modo, elas diminuem as filas em pronto socorros e auxiliam nos encaminhamentos caso seja necessário, de pacientes para hospitais.

Os serviços de emergências pediátricas são os que prestam atendimento a crianças com problemas agudo e necessitam de atendimento e tratamento imediato.

Os serviços de urgência do Sistema Único de Saúde (SUS) destinados às crianças gravemente enfermas são também frequentados por crianças com doenças mais simples, e as famílias os utilizam como porta de entrada ao sistema provocando elevada procura pelos serviços e interferindo no atendimento aos pacientes agudos.

 

2. OBJETIVO

Identificar os procedimentos executados e as principais dificuldades relatadas por acadêmicos de enfermagem durante estágio curricular em uma unidade de urgência pediátrica.

 

3. MATERIAL E MÉTODOS

Trata-se de uma pesquisa de campo, exploratória, de abordagem quantitativa. A coleta dos dados desse estudo foi realizada através de anotações dos alunos e da consulta aos formulários de atendimento utilizados na Pediatria da UPA do município de Passos/MG. A coordenação de enfermagem da instituição citada foi contatada oficialmente para obtenção de autorização para realização do estudo neste local. A pesquisa foi realizada pelos alunos do curso de Técnico em Enfermagem durante o período de estágio na Pediatria da UPA, nos meses de março a maio de 2018, três vezes por semana, de 7:00 às 12:00 h. A população em destaque foram crianças com idade entre 0 a 11 anos 11meses e 29 dias que procuraram atendimento médico na UPA.

 

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

O presente trabalho foi realizado em parceria do curso de Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Passos, e a Secretaria Municipal de Saúde.

Os resultados da idade dos pacientes e dos procedimentos realizados pelos acadêmicos de Técnico em Enfermagem estão apresentados nas Tabelas 1 e 2.

TABELA 1 – Faixa etária das Crianças Atendidas na Pediatria da UPA do município de Passos/MG no período de março a maio de 2018.

Faixa etária

Número absoluto

Porcentagem (%)

0-4 anos

227

57,5

5-8 anos

102

26,0

9-11 anos,11 meses e 29 dias

66

16,5

Total

395

100

FONTE: Próprios autores

 

TABELA 2 – Procedimentos realizados pelos acadêmicos de Técnico em Enfermagem na da UPA do município de Passos/MG no período de março a maio de 2018.

Procedimentos executados

Número absoluto

Porcentagem (%)

Lavagem das mãos

466

54,0

Auxilio em punção venosa

28

03,0

Medicação Via Intramuscular

30

03,5

Auxilio para retirada de sangue para exame e retirada de acesso venoso periférico

18

02,0

Interação com as crianças

18

02,0

Nebulização

84

09,5

Anotação de enfermagem

137

15,5

Estudo de caso de prontuário

6

00,5

Medicação Via Endovenosa

13

01,4

Medicação Via Subcutânea

1

00,1

Medicação Via Oral

35

04,0

Instalação de Coletor urinário infantil e coleta de urina para exames

30

03,0

Aferição de Sinais Vitais

16

01,5

Total

864

100

FONTE: Próprios autores

 

Observa-se na tabela 2 que os procedimentos de enfermagem que foram realizadas com maior frequência durante o estágio não evidenciam situações de urgência e emergência e sim cuidados pediátricos básicos. A maioria dos casos poderiam facilmente ser sanados nos Postos de Saúde instalados nos bairros, nos denominados “postinhos de saúde”.

Foram relatadas pelos acadêmicos de Técnico em Enfermagem durante o estágio as seguintes dificuldades: Interação com as crianças e com mães, Preparo e Administração de Medicação via intramuscular e instabilidade emocional em lidar com crianças.

Nascimento et.al. (2017) escreve que a equipe de enfermagem deve estabelecer confiança e vínculo com os pais e familiares das crianças por meio do esclarecimento de informações sobre regras, rotinas e execução de procedimentos. Salienta ainda que o atendimento na unidade de emergência pediátrica deve ter profissionais com características diferenciadas e com atribuições voltadas para a assistência da criança e de sua família.

 

5. CONCLUSÕES

As Unidades de Pronto Atendimento possuem em suma, grande importância na rede de atenção à saúde. Todavia, o real objetivo dessas unidades de pronto atendimento, por vezes não é compreendido pela população, seja pela falta de informação ou pela crença popular de que o local está relacionado a atendimentos mais rápidos. As UPA apesar de serem criadas para dar suporte aos hospitais e fazerem atendimentos urgentes e imediato, na realidade o que se vê são unidades cada vez mais abarrotadas de pacientes que muitas vezes não estão em situações de urgência. A morosidade nos atendimentos na pediatria da UPA, não se dá pela falta de profissionais ou de estrutura, mas sim pelo acúmulo de pessoas que de forma desnecessária procuram esse serviço, e na maioria das vezes com queixas “ambulatoriais”.

Entendemos que para melhor utilização dessas unidades de Pronto Atendimento é necessário não só a preocupação com estrutura, mas também com a educação e conscientização da população sobre a importância e real função dessas unidades, só assim com a devida implementação da ideia de descentralização do atendimento é que a efetividade das UPA poderá ser feita.

 

REFERÊNCIAS

BRASIL. Diretrizes UPA 24 horas. Ministério da Saúde. http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/upa/dir etrizes-upa-24h.

BRASIL. Sobre o programa UPA 24 horas. Ministério da Saúde. http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/upa/

MAIA, A.C.L.C.B.; GUILHERME, F.J.; SANTOS, M.S.S. Estágio extra-curricular na formação acadêmica do enfermeiro: relato de experiência. Revista Rede de Cuidados em Saúde, v.10, n.3, 2016. Disponível em: < http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/rcs/article/view/2772>. Acesso em: 19 ago. 2016.

NASCIMENTO, W.S.M. et. al. Cuidado da equipe de enfermagem na emergência pediátrica: revisão integrativa. SANARE: Revista de Políticas Públicas, Sobral - V.16 n.01,p. 90-99, Jan./Jun. – 2017

OLIVEIRA, A.R. Do relato de experiência ao artigo científico: questões sobre gênero, representações e letramento na formação de professores a distância. Revista Scripta, Belo Horizonte, v.16, n.30, 2012. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4253>. Acesso em: 11 jun. 2018


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