Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 10ª Jornada Científica e Tecnológica e 7º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
CURSOS DE LIBRAS ON-LINE - QUALIDADE E O DESEMPENHO EM XEQUE: Divergências no Ensino e (Des) Respeito à Comunidade Surda
Reginaldo; Patrícia Aparecido; Ferreira de Silva; Souza

Última alteração: 2018-09-02

Resumo


O presente trabalho teve como prioridade de pesquisa os cursos de Língua brasileira de sinais - Libras devido a grande procura e a enorme demanda de profissionais bilíngues – os mais requisitados, os Intérpretes de Libras (ILS). Diante dessa realidade, após inúmeros questionamentos de interessados que solicita(ra)m sugestões e indicações de Cursos de Libras, seja para se tornar um ILS ou obter conhecimento básico. Foi realizado um levantamento e análise qualitativa das plataformas de Cursos On-line disponíveis. Como objetivos: saber se estes ofertam qualidade de ensino ao consumidor; se realmente possuem objetivos educacionais inserindo o aprendiz na Comunidade Surda e na Educação; e/ou se visam apenas a certificação do cursista. Os resultados foram um tanto ousados do ponto de vista qualitativo e do não respeito a Libras enquanto idioma. Concluiu-se que: a difusão do ensino da Libras por meio digital é insensível e o lucro capital é crescente e promissor. Por fim, a emissão de certificados não garante aprendizado, mas garante concorrência de títulos e horas exigidas pelo mercado de trabalho.


Texto completo: PDF