Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 10ª Jornada Científica e Tecnológica e 7º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
DESNATURAÇÃO PROTEICA:prática pedagógica aplicada no programa de monitoria de ensino
Gabriella Ramos de Menezes Flores, Letícia Marques Ruzzi, Ingridy Simone Ribeiro, Elias Granato Neto

Última alteração: 2018-09-26

Resumo


A bioquímica é um ramo da biologia que se preocupa com os processos químicos que ocorrem nos organismos, abordado em diversos âmbitos do ensino. Porém, tal disciplina não possui aulas práticas que esclareçam como a desnaturação proteica ocorre. Com isso, o objetivo do trabalho foi proporcionar aos alunos do primeiro ano do ensino médio do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, uma aula prática que mostrasse a desnaturação de proteínas na clara do ovo. Primeiramente, foi dada uma introdução aos alunos sobre proteínas e , posteriormente, foi aplicada a atividade prática, utilizando um ovo e álcool etílico 90%. Finalmente, os resultados foram debatidos e questionados.


Texto completo: PDF