Tamanho da fonte:
ANALISANDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ÁLGEBRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Última alteração: 2018-08-24
Resumo
A presente pesquisa apresenta a análise de uma sequência didática de um livro didático de matemática do sétimo ano do ensino fundamental, utilizado em uma das escolas estaduais do interior de Minas Gerais, a partir das características que segundo Antoni Zabala (1998), são necessárias ao aprendizado significativo. A flexibilidade metodológica no ensino de matemática, abordadas em uma sequência didática, de maneira ordenada, levando em consideração o desenvolvimento cognitivo do aluno, eleva a autoestima e faz com que ele seja autônomo durante sua aprendizagem. Através de uma pesquisa bibliográfica, buscamos responder à questão central: As atividades abordadas pelo livro didático sobre álgebra são propostas de maneira ordenadas levando em consideração a importância de se fazer um planejamento de uma sequência didática significativa? Para tanto, foram analisadas as atividades sobre álgebra elementar, retratando a importância da ressignificação do ensino tido tradicional, a fim de ampliar o olhar do futuro professor de matemática para os benefícios de sua prática na sala de aula.
Texto completo:
PDF