Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 10ª Jornada Científica e Tecnológica e 7º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
ANALISANDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ÁLGEBRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Rosane Marques Souza

Última alteração: 2018-08-24

Resumo


A presente pesquisa apresenta a análise de uma sequência didática de um livro didático de matemática do sétimo ano do ensino fundamental, utilizado em uma das escolas estaduais do interior de Minas Gerais, a partir das características que segundo Antoni Zabala (1998), são necessárias ao aprendizado significativo. A flexibilidade metodológica no ensino de matemática, abordadas em uma sequência didática, de maneira ordenada, levando em consideração o desenvolvimento cognitivo do aluno, eleva a autoestima e faz com que ele seja autônomo durante sua aprendizagem. Através de uma pesquisa bibliográfica, buscamos responder à questão central: As atividades abordadas pelo livro didático sobre álgebra são propostas de maneira ordenadas levando em consideração a importância de se fazer um planejamento de uma sequência didática significativa? Para tanto, foram analisadas as atividades sobre álgebra elementar, retratando a importância da ressignificação do ensino tido tradicional, a fim de ampliar o olhar do futuro professor de matemática para os benefícios de sua prática na sala de aula.

Texto completo: PDF