Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 9ª Jornada Científica e Tecnológica e 6º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE CORPO E MÍDIAS: uma análise comparativa entre jovens praticantes e não praticantes de musculação.
Caroline Silva Dias, Paula Raquel Souza, Arnaldo Sifuentes Pinheiro Leitão

Última alteração: 2017-09-18

Resumo


Nas últimas décadas, a preocupação com o corpo tornou-se constante no cotidiano das pessoas. Os discursos sociais de cuidado com corpo, expostos nas mídias, vêm modificando as formas de sentir e agir com o corpo. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi comparar as concepções de corpo de praticantes e não praticantes de musculação e compreender os conteúdos manifestos nas concepções de corpo que têm relação com as mídias. A pesquisa envolveu 122 estudantes do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. Os resultados apontaram que os dois grupos compartilham da mesma representação de corpo, valorizando o corpo magro e saudável, porém o grupo que não pratica musculação valoriza também a estética facial e não só a estética do corpo. Concluiu-se que os jovens têm influência da mídia em suas representações de corpos.

 


Texto completo: PDF