Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 9ª Jornada Científica e Tecnológica e 6º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
AS CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE UMA SALA DE AULA DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Thaís Cristina Barros Machado, Willian José da Cruz

Última alteração: 2017-09-15

Resumo


O presente trabalho tem como objetivos apresentar os primeiros resultados de uma pesquisa sobre a Modelagem Matemática como metodologia alternativa de ensino da matemática e investigar suas possíveis contribuições no processo de ensinar e aprender matemática, tendo como foco alunos do 9° do ensino fundamental. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo e de caráter exploratório, fundamentada nos princípios de modelagem na perspectiva de Bassanezi, Barbosa, Biembengut e Hein, entre outros. Com o intuito de atingir os objetivos propostos foi desenvolvida uma atividade usando a Modelagem Matemática em uma turma de 9° ano do ensino fundamental. Os alunos escolheram como tema da atividade “construção de casa”, formularam um problema relacionado ao volume do concreto necessário para encher a laje de uma casa, criaram um modelo matemático e resolveram. Pode-se perceber o aumento do interesse e participação dos alunos durante as atividades de modelagem.


Texto completo: PDF