Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 9ª Jornada Científica e Tecnológica e 6º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO FINANCEIRA E CONSUMO: Uma proposta para a abordagem da Matemática Financeira no Ensino Médio.
Bianca de Faria Cintra, Adriana Correia Almeida

Última alteração: 2017-09-11

Resumo


Este trabalho retrata parte dos resultados de uma pesquisa de iniciação científica para o ensino médio, a qual teve como vertente a abordagem de alguns conteúdos de matemática financeira e da propaganda e marketing como possíveis aportes para análise e conscientização dos jovens frente às relações de consumo. A pesquisa foi desenvolvida no IFSULDEMINAS-Campus Passos, junto às turmas de 1º ano de Ensino Médio Integrado, tendo início em agosto de 2016 e finalizando em julho de 2017. Além de estudos bibliográficos sobre o tema, foi elaborado e aplicado um questionário para as turmas do 1º ano do EM para que fosse possível coletar ideias e opiniões sobre o consumo. A partir dos dados tabulados e analisados desse questionário, foi possível elaborar duas oficinas, as quais tinham como objetivo principal, divulgar os resultados da pesquisa e propagar ações para incentivar o consumo consciente.


Texto completo: PDF